Entenda seu DVD

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Esclareça suas dúvidas sobre tecnologia DVD

Saída para vídeo componente? Decodificador AC-3 interno com saída para 5.1 canais de som? Mudança de vocal para VCD e DVD? Expressões em grego? Esclareça suas dúvidas sobre tecnologia DVD. Confira logo abaixo a seleção com perguntas e respostas sobre as dúvidas mais freqüentes.

Formato Widescreen

O recurso widescreen permite ver a mesma imagem do cinema, ou seja, com formato 16:9. A maioria dos usuários pensa que para assistir a um programa neste formato largo é necessário um monitor, também neste formato. Ledo engano pois, mesmo utilizando um TV 4:3 de pelo menos 29 polegadas, há uma série de benefícios que compensa a imagem teoricamente menor na tela. Os filmes atuais são produzidos no formato largo (relação mínima de 1,85 de largura para 1 de altura) e quando este filme é telecinado, ou seja, passado para o vídeo, existem duas opções: manter o aspect ratio ou passar para o formato 4:3 (1,33:1) através de um processo chamado Pan Scan e é justamente nesta instância que se perde muita imagem nas laterais que são cortadas. Portanto, quando você assiste a um filme widescreen, você está vendo exatamente o que o diretor pensou para aquela cena, sem nenhuma perda de conteúdo. Do ponto de vista de tamanho de imagem, é equivalente a assistir um video widescreen em TV 4:3 de 34 polegadas e em outro de 29 polegadas widescreen. A única diferença é que você vai ver duas tarjas horizontais chamadas de letterbox.


Região 4

Como os lançamentos dos filmes nem sempre acontecem na mesma data no mundo todo, os estúdios dividiram o mundo em 6 regiões incompatíveis entre si. Um DVD lançado na região 1 não pode ser visto em um aparelho que lê apenas a região 2. O Brasil está na região 4, que pertence à América Latina e Austrália. Na verdade, já existe uma série de DVD players que sai de fábrica com a possibilidade de trocar o código de região para qualquer número. São os chamados aparelhos multi-região.

TV compatível ou mesma marca?

Não. A TV não precisa ser da mesma marca, e você também não precisa comprar uma TV exclusivamente para o seu DVD. A sua TV precisa apenas ter entrada e saída compatíveis com o aparelho de DVD (normalmente as TVs já possuem essas características). Agora, se você decidiu também investir em uma TV, existem inúmeras opções no mercado. A TV de plasma, por exemplo, tem uma nova tecnologia de funcionamento e chega a parecer um quadro. Super fininha, sua largura é em média de 10 cm. A TV totalmente plana também é hoje top de linha porque possui a superfície e o interior com zero grau de distorção. Agora, se você gosta de assistir a um DVD em widescreen, por que não comprar uma TV nesse formato?.


DVD X Videocassete

O DVD oferece qualidade de imagem e som muito superior à proporcionada pelo VHS. A interatividade proporcionada pelo DVD permite que o usuário acesse cenas específicas do filme e outros recursos como: making of, trailer, biografia, filmografia, entrevistas, entre outros.


Home theater

Os benefícios proporcionados pelo DVD podem, com certeza, ser otimizados quando o equipamento for utilizado em conjunto com um home theater. Mas isso não é uma exigência. O DVD pode ser conectado.


DVD vai substituir o videocassete?

O DVD e o videocassete têm o mesmo objetivo: entretenimento doméstico. Vai ser uma substituição gradativa como foi a do disco vinil pelo CD. Ainda por muito tempo o mesmo usuário terá ambos em sua casa.

0 comentários: