As mudanças climáticas criaram uma nova modalidade de ecoturismo, o "aquecimenturismo" - especializado em mostrar os efeitos do aquecimento global. Uma empresa americana começou a oferecer um pacote de viagem para a Groenlândia, levando os turistas para conhecer as mudanças na paisagem provocadas pelo fenômeno.
"Uma viagem de descobertas à Ilha do Aquecimento" é o nome da expedição turística de 12 dias, entre 25 de setembro e 6 de outubro, oferecida pela Betchard Expeditions, da Califórnia, a uma ilha na costa leste da Groenlândia que surgiu recentemente, com o derretimento do gelo que a unia ao continente.
A empresa, especializada em pacotes de ecoturismo, embarcou no "aquecimenturismo" com a idéia de mostrar aos turistas a "nova ilha" com o "descobridor" dela, Dennis Schmitt.
Pelo preço mínimo de cerca de R$ 10 mil (sem incluir a passagem aérea até a Islândia), o turista inicia a viagem na capital islandesa, Reykjavik, e de lá segue no barco de exploração M/V Aleksey Maryshev até a costa leste da Groenlândia.
Glaciares e gêiser
A Betchart Expeditions explica que em fotos de satélite de 1985, a ilha ainda aparece completamente ligada ao continente, mas que "em apenas 20 anos, uma impressionante ilha com pedras escarpadas que mergulham no oceano emergiu".
O passeio também inclui uma visita ao fiorde mais longo do mundo, além de passar por povoados Inuit (esquimós) isolados. Os turistas têm ainda a oportunidade de participar de conversas com Dennis Schmitt sobre as expedições científicas dele ao Ártico e ao Estreito de Bering, no oeste do Alaska.
Entre vistas "incríveis de glaciares maravilhosos", oportunidades de apreciar a aurora boreal e a rica fauna marinha de orcas, baleias azuis, focas, golfinhos e pássaros, a empresa promete ainda paisagens vulcânicas e históricas da Islândia e uma visita ao gêiser islandês Geysir, que deu nome a todos os outros.
Compare preços de Viagens
0 comentários:
Postar um comentário